quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ação e contemplação

Outro dia eu estava com o coração apertado com um problema e precisava de um momento de paz e reflexão. Fui à igreja do meu bairro e logo uma moça desconhecida me entregou um santinho de Santa Marta.

Santa Marta aparece no Evangelho de São Lucas. Irmã de Maria e de Lázaro, ela recebeu Jesus, que era amigo de toda a família, em sua casa e se esmerou para acolher o Mestre da melhor forma. Enquanto sua irmã Maria ficava aos pés de Jesus ouvindo-o falar, Marta trabalhava para recebê-lo como boa anfitriã. Essa diferença na atitude das duas irmãs levou estudiosos a identificarem Marta como um símbolo de fé ativa e Maria, contemplativa.

Às vezes pedimos respostas e o que recebemos são perguntas. E naquele dia foi isso que eu senti. Como se me perguntassem: "o que você está fazendo para alcançar o que precisa, para resolver o seu problema?" Segui a inspiração de Santa Marta e, após meus preciosos minutos de contemplação, arregacei as mangas e fui à ação, para fazer acontecer.

Para fechar este post, escolhi o quadro do pintor holandês Johannes Vermeer (1632-1675) "Jesus em casa de Marta e Maria", parte do acervo da National Gallery of Scotland, em Edimburgo. Inspirador por si só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário