Li hoje cedo em O Globo, na coluna Gente Boa, que o escritório de arquitetura de Oscar Niemeyer vai fazer a obra do restaurante Cascatinha, na Floresta da Tijuca. Niemeyer, de novo?!! Não entendo nada de arquitetura e não posso avaliar tecnicamente a escolha do arquiteto centenário para mais essa obra, mas pela minha percepção leiga, floresta e Niemeyer não combinam. Quando penso em Niemeyer penso em linhas retas e curvas simples, em muito concreto, em Brasília. Isso tudo, em plena floresta da Tijuca, ao lado de uma cascata, num restautante... não funciona. Mas quem sou eu para questionar a estética consagrada do mestre?
No entanto, sou uma cidadã brasileira, e fico me perguntando se todas as conquistas de obras públicas do escritório de Niemeyer são fruto de uma criteriosa concorrência, ou se não passam de uma insistente vontade de se fazer mais uma (talvez a última) homenagem ao grande arquiteto. Ainda mais tendo visto Niemeyer ao lado de Dilma Rousseff no recente encontro de artistas em apoio à candidatura petista.
Toda unanimidade é burra. E nós não somos burros, não é?
Pois é, Beta, mais do mesmo... Impressionante não haver outros arquitetos no País. Também eu não entendo de arquitetura e não estou contestanto o inegável talento de Niemeyer mas não acho que tenha havido qualquer tipo de concorrência nessa caso. Talvez se esta for a última obra do Mestre possamos finalmente testemunhar novos talentos. A foto com a Dilma? Coincidência.
ResponderExcluirOi pirre,
ResponderExcluirbelo texto, pertinente e consciente. Em "vida de Gado", Zé Ramalho fala em povo marcado - com pensamentos bovinos. Beijos