segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Dindim: Orçamento familiar

Há muitos anos eu utilizo uma planilha de orçamento familiar. Simples, simplérrima, um arquivo Excel. Mas é nela que lanço a receita que vai entrar em casa e a (longa) lista de pagamentos a serem feitos ao longo do mês. Essa planilha já virou quase uma amiga, de tão frequente que é o nosso contato. É quase uma confidente, ela sabe toda a minha vida. Nela lancei os gastos da minha filha - escola, cursos, babá - e senti todo o peso financeiro dessa responsabilidade. Ali estão os gastos com plano de saúde e remédios de meu pai, a prova concreta de meu amor filial. Se alguém acessar essa planilha, me desvenda!

Perguntei para a Bá, a nossa assistente aqui em casa, como ela controla as contas. Ela, empregada doméstica, casada com um mestre de obras e mãe de três filhos adultos, divide as contas entre as pessoas da casa. Com isso, têm um imóvel financiado, TV por assinatura, telefone fixo e celular para cada um, além de carnês na Casa Bahia, Ponto Frio e Leader. O netinho de dois anos - única criança da família - está em escola particular e todos eles entram no racha da mensalidade. Mas sem planilha Excel nem caderninho para controlar as despesas. "Eu coloco as contas numa pastinha, o dinheiro vai entrando e eu vou pagando", diz a Bá.

A coluna "Seu Bolso" da Chrystiane Silva, da revista Você S.A., dá a seguinte fórmula de orçamento, em percentuais, fornecida pelo consultor financeiro Augusto Sabóia:
- 20% para transporte, vestuário e alimentação;
- 20% para moradia;
- 20% para educação (no caso de um adulto, inovação em tecnologia e atualização profissional);
- 15% para lazer;
- 25% para poupança.

Para o mundo que eu quero descer! Não sigo nem de longe esses percentuais. Mas, cada família e cada pessoa têm suas regras e necessidades. E você, como organiza (ou desorganiza) o seu dinheiro?

Para quem quer uma planilha: Revista Claudia

Para ler a coluna Seu Bolso: http://vocesa.abril.com.br/blog/seu-bolso/

Para desestressar: "SPC", com Zeca Pagodinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário