terça-feira, 24 de agosto de 2010

Empreendedora ou assalariada?

Trabalhar fora de casa é a realidade de grande parte das mulheres urbanas. As mulheres representam 41% da força de trabalho, mas ocupam apenas 24% dos cargos de gerência, segundo Elisiana Probst, na tese "A Evolução da mulher no mercado de trabalho". Muitas de nós já vivemos isso. Após faculdade, curso de pós, MBA, idiomas, empacamos na gerência média, sem ver nossa carreira deslanchar para níveis mais altos de chefia. Geralmente isso acontece na faixa dos 30/40 anos, quando muitas estamos formando uma família, criando filhos. E o desafio de equilibrar casa e trabalho pesa mais do que nunca.

Comecei a trabalhar aos 18 anos. A carreira e todos os benefícios que ela trouxe - realização profissional, poder de consumo, independência financeira - foram por muitos anos uma fonte de satisfação para mim. Mas, especialmente após o nascimento de minha filha, pesaram cada vez mais as longas horas extras no escritório, a disputa por poder, o stress e a pressão por resultados. Eu sentia que cada hora extra doada para a empresa era mais um tempo perdido com quem eu mais amava. E assim, em uma decisão difícil ainda que ponderada, pedi demissão do último emprego e abri uma pequena empresa com meu marido.

Segundo o Portal Exame, 20% das empresas fecham a cada ano. Portanto, é preciso ter muita convicção do que se está fazendo ao optar por abrir uma empresa, além de ter uma boa reserva financeira, pois os resultados podem demorar a aparecer.

No meu caso, empreender nos deu liberdade de definir o rumo de nossa vida, de investir recursos naquilo que acreditamos, de administrar nosso próprio tempo. As horas trabalhadas no final de semana são em prol de uma coisa nossa, de um futuro que estamos construindo. Por outro lado, é preciso matar um leão por dia, seja comercialmente, obtendo sempre novos clientes, como administrativamente, mantendo nosso padrão de qualidade lá no alto e ainda gerar lucro. Ufa.

Mas vale a pena. Faz menos de um ano que deixei de ser assalariada para ser empreendedora e estou muito satisfeita com a decisão. E você, é assalariada ou empreendedora? E seu sonho, é ser o quê?

Para saber mais:
Dicas para abrir uma pequena empresa: sebrae.com.br
Rede de mulheres empreendedoras: mulherempreendedora.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário